Quarto Editorial Dvco Seg.

 

Olá, pessoal!

Vamos continuar a nossa conversa sobre alimentação e vida saudável??

Com todo esse papo sobre comida, vocês devem estar pensando que eu tenho problemas nessa área. E devo dizer que estão certos!

A obesidade é uma das principais causas de AVC, a principal causa de morte no Brasil.

Mas já aprendi algumas lições para poder lidar melhor com a alimentação. Uma delas é parar de comer enquanto ainda estou com fome. Ajuda se a gente comer mais devagar, mastigando mais vezes e dedicando mais tempo a esse momento. O cérebro demora a perceber que estamos saciados. Então, precisamos dar mais tempo a ele. Depois de uma meia hora do começo da refeição, o cérebro entende que você já se alimentou e a fome passa, sem necessidade de uma quantidade grande de alimentos.

A verdade é que a máquina do nosso corpo ainda não se adaptou aos nossos tempos, de fartura de oferta de comida. Para sobreviver à carência de alimentos, o organismo de nossos ancestrais precisava estocar comida quando ela aparecia em grande quantidade. E a natureza demora a se adaptar a novas situações.

Então, mesmo que ainda esteja com vontade de comer mais um pouquinho, pare assim mesmo: você estará tomando a decisão correta para começar a diminuir seu peso.

Mas nada de cair no outro extremo: muita gente acaba exagerando e se tornando anoréxica.

Você pode ter se tornado obeso, entre outras coisas, porque passou a ganhar mais e a ter acesso a maior oferta de comida e de melhor qualidade. Já não lhe aconteceu de você visitar um restaurante, ou lanchonete em que você não ia há muito tempo e que era deliciosíssima? Aí você visita esse estabelecimento hoje e chega à conclusão que a qualidade decaiu? Talvez sim, mas é bem provável que, no passado, ele lhe parecesse excelente, mas hoje, tendo referências melhores, o antigo estabelecimento caiu no seu conceito.

E a atividade física? Essa tem de ser feita, goste-se ou não. O ideal é buscar uma academia e aprender a utilizar de maneira correta os equipamentos existentes para atender a todas as necessidades do nosso organismo.

Não dá para frequentar uma academia? Então, faça caminhadas, suba todas as escadas que aparecerem na sua frente (descer escadas já não é tão bom, por conta do desgaste dos joelhos e do tornozelo). Evite o uso do automóvel para qualquer deslocamento. Se possível, tenha um aparelho de contagem dos passos.

Sair da condição de obesidade é um grande passo para eliminar ou diminuir bastante as possibilidades de um Acidente Vascular Cerebral e, assim, prolongarmos a nossa vida com bastante qualidade.

 

Até o próximo editorial.

 

João Carlos Rodrigues

Copyright (c) JC DVCO SEG Corretora de Seguros. Todos os direitos reservados. Designed by: Raquel Zatta